Título: Conversando sobre Luto e COVID-19 na Comunidade Hispânica e Latina: Experiências de vida e Estratégias da Terapia de Aceitação e Compromisso (This webinar will be in Portuguese: Talking about Grief and COVID-19 in the Hispanic and Latin Community: Life Experiences and Therapeutic Strategies from Acceptance and Commitment Therapy)
SAVE THE DATE [English]
*** Este evento ao vivo será realizado inteiramente em Português. Você terá a oportunidade de participar ativamente, fazer perguntas e trocar experiências ao longo da apresentação. Trabalharemos internamente para traduzir e regravar o evento, para que as informações também estejam disponíveis em espanhol e inglês.
Descrição: Desde o início da pandemia causada pela COVID-19 temos sofrido coletivamente mudanças drásticas no nosso cotidiano. Além disso, temos que lidar com muitas perdas individuais incluindo o adoecimento ou morte de entes queridos, amigos ou conhecidos e muitas preocupações novas como a nossa saúde física e mental, as incertezas quanto ao futuro, como ajudar a nós mesmos, nossos parentes e amigos enlutados, e como nos sentirmos seguros de novo enquanto mantendo a esperança e a responsabilidade social.
Considerando que o familismo é um dos valores mais fortes e um fator de proteção importante para a comunidade hispânica e latina, essa experiência coletiva de luto, perda, saudade amplificada, coloca em risco o bem-estar e a saúde física e mental das nossas comunidades.
O presente webinar é uma oportunidade de abrirmos um espaço para que nossos sentimentos sejam validados e reflexões sejam feitas sobre como vivenciar o processo de luto da melhor maneira possível. Estaremos compartilhando estórias de experiências vividas, discutindo como lidar com os novos ajustes do período pós-vacinação, as divergências de opinião, a prevenção ao abuso de substâncias e estratégias da terapia de aceitação e compromisso de como navegar as dores mantendo uma vida que faz sentido ser vivida.
Objetivos de Aprendizado:
- Descrever o processo de luto, perdas individuais e coletivas e suas implicações no contexto da pandemia.
- Discutir a nova ideia de normalidade no período pós-vacinação, preparação para o retorno a atividades presenciais e as recomendações do CDC; considerações de valores culturais relacionados a vida familiar e social e a convivência com perspectivas e expectativas divergentes para o atual momento.
- Revisar informações e dados sobre o Abuso de Substâncias e Saúde Mental no contexto da pandemia e estratégias de prevenção com foco no autocuidado e manejo do luto
- Estratégias da Terapia de Aceitação e Compromisso no processo de vivência do luto
Sobre a apresentadora
Fabricia Prado, LCSW
Fabricia Prado é Trabalhora Social Clínica Licenciada (LCSW) trilíngue (Inglês/Espanhol. Português) no estado da Geórgia. Ela obteve seu mestrado em Serviço Social pela Kennesaw State University, e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO, Brasil. Ela tem trabalhado com a comunidade latina na Geórgia desde o início de seu programa de pós-graduação em 2010 tendo atuado em várias áreas de atuação, incluindo gerenciando um programa de Terapia Online financiado pelo Departamento Americano de Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA) priorizando latinos em áreas rurais e carentes da Geórgia para oferecer tratamento para pessoas com transtornos por uso de substâncias e de saúde mental.
Fabricia obteve certificação como Master Trainer através do ACE Interface e pelo NHL PTTC/ATTC está trabalhando para aumentar a conscientização da comunidade sobre a prevalência de Experiências Adversas da Infância (ACEs) e seu impacto na saúde pública para o desenvolvimento de resiliência nas organizações e comunidades hispânicas e latinas.
Fabricia obteve treinamentos especializados em Redução de Estresse Baseado em Mindfulness, Terapia Cognitiva Comportamental focada em trauma e Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares (EMDR), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) dentre outros. Atualmente, Fabricia trabalha em clínica particular e tem trabalhado com o centro nacional hispânico-latino de treinamento e Assistência técnica em prevenção (PTTC) e centro nacional hispânico-latino de treinamento e Assistência técnica em Abuso de Substâncias (ATTC) sob sua abordagem cultural e linguística para expandir recursos de treinamento e conferencias web a fim de incluir apresentações e traduções para a língua Portuguesa.